domingo, 15 de março de 2015

[Curso básico C# - Aula 03] - Condicional If/Esle

Instruções If/Else são instruções para tomada de decisões, você as utilizará para dizer ao seus programas para fazerem certas coisas apenas no caso de as condições estabelecidas serem (ou não) verdadeiras. Muitas instruções if/else verificam se duas coisas são iguais. É neste caso que se utiliza o operador = .  Este operador se difere do sinal de (=) simples, que é usado para atribuir valores.

Para estudarmos a nossa condicional e também o que aprendemos na aula anterior, vamos primeiro criar o nosso windows.form. Então, como já foi feito anteriormente, abra o Visual Studio.

1) Em seguida vá em New Project -> Windows Form Application. O nome do projeto será TempoDeCodificar.

2)Vamos acrescentar em nosso projeto 4 botões, como mostra a imagem abaixo:





3) Em seguida vamos renomear os nossos botões na propriedade Text e vamos nomear apenas como "botão1" "botão2""botão3""botão4".

4) E na propriedade Name, vamos mudar o nome dos botões para ficar mais fácil de manipular, então vamos nomeá-los como btn1, btn2, btn3, btn4.





5) Agora vamos clicar duas vezes no Botão1 para inserirmos a nossa instruções. Está instrução será responsável por exibir na tela um nome, e dois valores, um inteiro e outro do tipo double.



private void btn1_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            //Isto é um comentário
            string name = "Fábio";
            int x = 3;
            x = x * 17;
            //Existe uma classe predefinida chamada Math e ela tem um membrmo chamado PI.
//Math System, logo, o arquivo que vem este código precisará de uma linha using System; no início.
            double d = Math.PI / 2;
            MessageBox.Show("Meu nome é: " + name + "\ne x é: " + x + "\ne d é:  " + d);
            //\n É uma sequencia de escape para adicionar uma quebra de linha à caixa de mensagem.
        }


6) Compile seu programa e clique no botão, o qual foi implementado o seu código.





7) Em seguida, vamos então implementar nosso código no botão2 utilizando a condicional If/Else para tomar certas decisões.


8) Aqui, vemos o código para o segundo botão. É uma instrução if/else que checa uma variável inteira chamada x para ver se ela é igual 10.

 private void btn2_Click(object sender, EventArgs e)
     {
            int x = 5;
            if (x == 10)
            {
                //Está instrução sera ignorada.
                MessageBox.Show("O valor de X é 10");

            }
            else
            {
                
                MessageBox.Show("O valor de X é 5");

            }
  }

9) Como mostra no comentário acima, uma instrução onde X == 10 , nestá instrução, estamos falando que, Se "X for igual a 10, então execute a ação abaixo.", Se não "Exiba na tela que o valor de X é 5.".


10) Como você pode perceber o uso do If/Else se baseia em Se e Se não. No caso da nossa estrutura anterior, definimos o valor de X para 5, ou seja, X vale 5! Em seguida utilizamos o (x == 10) onde o sinal de "==" não é usado para atribuir o valor 10 a variável X, e sim para comparar o valor de X que é 5, se ele é igual a 10. Como o valor de X não é igual a 10, a primeira instrução é ignorada, e a segunda que é verdadeira é executada em seu lugar.


11) Execute o código e clique no botão2.





12) Você verá  a sua condição sendo executada.

13) Agora vamos implementar o seguinte código no botão 3.

private void btn3_Click(object sender, EventArgs e)
  {
            int someValue = 4;
            string name = "Manuel Jr.,";

            if ((someValue == 3) && (name == "Joe"))
            {
                MessageBox.Show("X é 3, e o nome é Joe");

            }

            MessageBox.Show("Execução fora da estrtura.");
    }


14) No código a cima, nós temos dois tipos de variáveis, uma do tipo inteiro e outra do tipo string, repare que na linha "if ((someValue == 3) && (name == "Joe"))" , temos a seguinte instrução "&&", que significa "e". Ou seuja:

(Se (someValue for igual 3) e (name for igual a Joe,)) 
Então exiba na tela "X é igual 3 e o nome é Joe".
}

15) Ou seja, é uma informação incorreta, Como não tratamos está informação adicionando uma outra decisão else, o código simplesmente prosseguirá com o seu funcionamento.






16) E por último, vamos então acrescentar nosso código ao botão4. O código para o último botão possuirá dois loops, sendo o primeito um loop while, que repete as instruções dentro das chaves, contanto que a condição seja verdadeira - faça algo enquanto isto for verdadeiro. O segundo é um loop for.

private void btn4_Click(object sender, EventArgs e)
    {
            int count = 0;

            while (count < 10)
            {
                count = count + 1;
            }
            for (int i = 0; i < 5; i++) 
            {
                count = count - 1;
            }

            MessageBox.Show("A resposta é: "+ count);
    }

17) Neste código, nós declaramos count sendo 0, e em seguida pedimos para o nosso laço de condicional while faça o seguinte:

Equanto (count for menor que 10
{
   incremente count com count +1;
   incremente count com 0 + 1;
   incremente count com 1 + 1;
   incremente count com 2 + 1;
   ....
   
incremente count com 9 + 1;
}

18) Neste momento nossa variável count está valendo 10, o que faz com que o nosso laço condicional seja encerrado e passe para a próxima parte da instrução.

19) Nesta parte da instrução, nós temos o nosso laço de condicional for, que indica:

para (int i é igual a 0 e i é menor que 5, então incremente i em 1 + 1 )
{
    count é igual a count -1;
    //Neste momentio i vale 0.
    

    count é igual a 10-1;
    //Ou seja i é igual  a 0 + 1
    

    count é igual a 9-1;
    //i é igual  a 1 + 1


    count é igual a 8-1;
    //i é igual  a 2 + 1
 

    count é igual a 7-1;
   //i é igual  a 3 + 1


    count é igual a 6-1;
   //i é igual  a 4 + 1

}

20) A restrição do laço é para quando i for igual 5 que foi o que aconteceu quando a decrementação do count atingiu também 5. Execute o seu programa para ver o resultado.






21) Espero que tenham gostado desta aula, voltamos semana que vem com um novo tutorial, obrigado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário