quinta-feira, 19 de março de 2015

[Tutorial Enterprise Architect - Parte 6] - Primeiro diagrama de Caso de Uso

Como vimos anteriormente, os diagramas da UML podem e devem representar relacionamentos entre seus elementos. Como exemplo podemos citar relacionamentos de associação entre atores e casos de uso. Nesse caso, os relacionamentos indicam a existência de comunicação entre atores e casos de uso. O símbolo utilizado para representar a comunicação entre os elementos da UML é uma ligação simples, que não indica uma direção específica.

Para isso siga os paços a seguir:
1) Abra o Enterprise Architect e vá até o menu e clique em file  e em seguida new project ou ctrl+N.

2) Em seguida nomeei este projeto para Diagrama de Caso de Uso e clique em salvar.

3) Irá surgir então a janela Model Wizard, ao lado esquerdo desta tela você possuí várias tecnologias de diagramação. E do lado direito os diagramas correspondentes a tecnologia selecionada.

4) Em nosso caso, vamos selecionar a tecnologia Basic UML 2 Technology e em seguida ao lado direito, vamos selecionar Use Case.





5) Em nossa Project Browser  será criada uma estrutura de diagrama de caso de uso que ao clicarmos na seta de expansão podemos visualizar os seguintes itens:




6) Clique no diagrama Use Case Model, você verá uma descrição breve do Enterprise Architect sobre o que é o diagrama de caso de uso e alguns packages que não veremos mais a frente.

7) Feche a janela corrente do diagrama Use Case Model e em seguida clique com o botão direito do mouse sobre o diagrama Use Case Model e clique na opção delete use case model.




8) Será apagado todos os diagramas de exemplos do Enterprise Architect, fizemos isso para criarmos o nosso próprio diagrama de caso de uso.


9) Como dito anteriormente, vamos criar primeiro o nosso package(Pacotes) para estruturar e organizar melhor o nosso futuro diagrama.

Nota: Os pacotes são ferramentas usadas para armazenamento dos diagramas, mas no Enterprise Architect os pacotes vão muito além de simplesmente organizar diagramas, fazendo com que se possam criar link's entre diagramas, interações, criar matriz de dados e várias outras funções que veremos no decorrer dos tutoriais.


10)  Em nosso menu de ferramentas do Project Browser vamos então clicar em New Package. Na janela que irá surgir, vamos marcar a opção Use Case que é o diagrama que estamos construindo, e na propriedade name vamos inserir o nome do diagrama que será Caso de Uso.



11) Você verá um novo pacote criado em nossa Project Browser, em seguida vamos criar um diagrama de caso de uso. Para isso, em nossa Projet Browser vamos clicar em New Diagram.





12) Na janela que irá surgir, clique em Use Case e pressione OK para confirmar a geração do nosso projeto de diagrama de caso de uso.





13) Repare que a nossa interface sofreu alterações, a nossa toolbox ganhou as ferramentas responsáveis por criar os diagramas de caso de uso.

14) É possível visualizar agora todas as ferramentas mencionadas anteriormente como atores, relacionamentos e caso de uso.

15) Está área central no meio da tela de cor azul, é a nossa área de trabalho, é onde criaremos os nossos diagramas.




16) Vamos então criar um diagrama simples de associação onde um Sistema Financeiro efetua a gestão do estoque através de outro sistema que é o gestor do estoque.

17) Para isso vamos ao lado esquerdo em nossa toolbox, e vamos dar um click em Actor, em seguida mova-o para a área de trabalho.

18) Você visualizará um pequeno traço abaixo do cursor do mouse, este traço significa que você selecionou uma ferramenta e esta prestes utiliza-lá.

19) Clique em qualquer parte da nossa área de trabalho.

20) Você acabou de adicionar um ator! Veja que ao adicionar um elemento de diagrama, a janela propriedades é aberta. Por enquanto iremos apenas nomear os nossos elementos de diagrama.

21) Então define o nome deste ator para Sistema Financeiro e clique em OK.



22) Então agora, já possuímos um ator em nossa área de trabalho, o que nos resta adicionar um outro ator para interpretar o sistema legado que é o Gestor de Estoque.

23) O Enterprise Architect visualizando a produtividade possuí um atalho muito interessante para quando você precisa implementar vários diagramas do mesmo tipo, como o nosso último elemento adicionado foi um ator, você pode simplesmente apertar ctrl+click esquerdo para adicionar novamente um elemento do mesmo tipo.

24) Faça isso e nomeei o novo Ator para Gestor de estoque.




25) Enfim, nos resta agora apenas criar o caso de uso da gestão do estoque que é a associação em comum entre os dois atores.

26) Em nossa toolbox, logo abaixo de ator você verá o elemento Use Case, faça a mesma coisa que foi feita ao inserir o Ator, clique uma vez sobre o Use Case, e clique em nossa área de trabalho para inseri-lo.



27) Agora vamos criar a nossa relação de associação, o Enterprise Architect fornece ao lado esquerdo como vimos as ferramentas necessárias para criação dos diagramas, mas mais uma vez pensando em produtividade, possuímos atalhos e funções rápidas que nos são fornecidos para aumento de produtividade.

28) Selecione o Ator Sistema Financeiro , ao selecionar o Ator você pode ver que 3 opções aparecem para serem trabalhadas a direita das bordas de redimensionamento.

29) A primeira opção representada por uma seta, é a ferramenta usada para criar relações de um modo mais ágil. A segunda que é representada por um pincel, é a ferramenta que corresponde ao designe desse nosso elemento que é o Ator. E a ultima opção representada por uma lupa, é a ferramenta de acesso rápido à edição de propriedades.




30) Clique na seta de relacionamento do Ator Sistema Financeiro e mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado, em seguida arraste até o nosso caso de uso Gestão de estoque.





31) Ao soltar o mouse você verá um menu de opções, cujo qual você poderá definir o tipo de relação que acontecerá entre o Ator e o Caso de Uso.

32) Em nossa situação, o relacionamento será de associação, afinal o Sistema Financeiro e o Gestor de Estoque ambos fazem a Gestão do Estoque e apenas isso.




33) Faça a mesma coisa agora, com o Ator Gestor de Estoque.

34) O seu diagrama deverá estar assim: 





Espero que tenham gostado, na próxima aula abordaremos mais finalidades dos diagramas de caso de uso, antes de avançarmos para os demais diagramas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário