Neste tutorial iremos abordar uma console application apenas para simular uma conexão com um banco de dados feito em SQL Server, vale lembrar que a própria ferramenta do Visual Studio já possuí o SQL Server integrado. Bom, vamos ver isso ao longo deste tutorial.
1) Vamos visualizar a janela SQL Server Object Explorer para isso vamos clicar na opção VIEW no menu de ferramentas e em seguida vamos na opção SQL Server Object Explorer.
2) Será aberta uma instancia de SQL Server previamente configurada.
3) Ele virá com um banco de dados configurado como LocalDB\Projects que vamos utilizar neste projeto.
4) Em seguida clique com o botão direito sobre a opção Databases onde criaremos um novo banco de dados. Em seguida clique em New Database para criar um novo banco de dados.
5)No campo Database Name, defina o nome do nosso banco de dados, que será CADASTRO. O campo Database Location ficará por sua conta para configurar, este propriedade é responsável para salvar o local onde o seu banco de dados será armazenado.
6)Você virá que o nosso banco de dados irá surgir na janela SQL Server Object Explorer.
OBS: Não irei explicar os conceitos sobre SQL, pois não é o foco do tutorial abordar os conceitos de SQL e sim supor que já estejamos familiarizados.
7)Vamos então criar uma nova tabela, para isso clique com o botão direito em Tables e em seguida clique em ADD NEW TABLE.
8)Você será redirecionado para o Schema (Esquema) de configuração de uma tabela, nesta tela iremos definir os atributos que vamos utilizar em nossa tabela.
9) Então vamos configurar o primeiro campo como IdCliente que possuirá um tipo Int (inteiro), vamos definir a Identity para TRUE(Verdadeiro) que irá tornar o nosso campo como Auto Incremento. Veja na imagem abaixo:
10) Em seguida vamos criar mais dois campos ambos como varchar(MAX) os campos serão o NomeCliente e Email. Como é mostrado na imagem abaixo:
11)Na aba T-SQL vamos mudar o nome da tabela para CLIENTE, o seu código deve ficar assim:
CREATE TABLE [dbo].[CLIENTE]
(
[IdCliente] INT NOT NULL PRIMARY KEY IDENTITY,
[NomeCliente] VARCHAR(MAX) NOT NULL,
[Email] VARCHAR(MAX) NOT NULL
)
12)Em seguida clique em Update para gerar o Script de sua tabela e clique na opção Update Database. E pronto, a sua tabela foi gerada!
Pronto! Agora precisamos criar um projeto que seja uma console application e para isso vamos fazer o seguinte.
13)Clique em File > New > Project e crie uma Console Application em C#. Coloque o nome como você desejar e escolha em qual local você irá salvar a sua aplicação.
14)Irá abrir a classe program.cs para que possamos efetuar a nossa conexão, por enquanto não vamos abordar boas práticas ou algum modelo de camadas, vamos apenas focar em como realizar a conexão com SQL server em C#.
15)Então vamos importar uma biblioteca para acessar o banco de dados, no nosso caso como utilizamos o SQL server, iremos importar a biblioteca Using System.Data.SqlCliente;
Agora para acessarmos ao nosso banco de dados nós precisaremos das informações do próprio banco de dados, estas informações são conhecidas como Connection String.
16)Para isso vamos voltar a nossa janela SQL Server Object Explorer clicar com o botão direito sobre o nosso banco de dados CADASTRO e em seguida em propriedades.
17) Nos campos existentes em propriedades haverá um chamado Connection String, crie uma variável string chamada ConnectionString e preencha o campo de acordo com a informação abaixo:
string connectionString = @"Data Source=(localdb)\Projects;Initial Catalog=CADASTRO;Integrated Security=True";
Agora vamos comentar por parte o que este código está fazendo.
@ -> Responsável por localizar o Data Source do seu projeto.
Data Source=(localdb)\Projects -> Local onde encontra o seu banco de dados na sua aplicação.
Initial Catalog -> Catologo inicial, qual o banco de dados inicial da sua aplicação, o nome do banco de dados, que em nosso caso é o CADASTRO.
Integrated Security ->Local onde informaremos os valores booleanos True ou False, essa propriedade evitar ter que fazer a validação de usuário do banco que no nosso caso nós não definimos um usuário para ele. Então a Segurança Integrada utiliza a validação do Windows para acesso ao banco, por isso utilizaremos a opção TRUE
18)Vamos agora instanciar uma conexão ao banco de dados onde passaremos a nossa Connection String para que seja efetuado a conexão ao banco de dados.
SqlConnection con = new SqlConnection (connectionString );
19)Com a nossa string de conexão configurada com sucesso, agora vamos testa-la. Para isso vamos primeiramente abrir a nossa conexão, então digite: con.Open();
20)Agora vamos exibir na tela uma mensagem caso a conexão seja aberta com êxito, para isso vamos fazer um Console.WriteLine: Console.WriteLine("Conexão com o banco dados efetuada com êxito!")
21) Em seguida feche a conexão com o código con.Close(); e teste o código.
22) A sua tela deverá exibir a mensagem configurada anteriormente, como é mostrado na imagem abaixo:
21) Em seguida feche a conexão com o código con.Close(); e teste o código.
22) A sua tela deverá exibir a mensagem configurada anteriormente, como é mostrado na imagem abaixo:
23)Pronto! A sua conexão foi criada com êxito! Fique ligado em nosso blog para descobrir o que fazer agora com a sua conexão.
Esta é a tela de como o código deve estar:
Obs: Você pode reestruturar esta parte do código para haver um tratamento de erro visando a possibilidade de que alguma informação seja inserida incorretamente após a conexão estar aberta. Outra boa ideia é importar a biblioteca System.Data para a utilização do State para verificar o estado da conexão. Veja abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário